Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tipos de risco de investimentos


Hoje vou falar dos riscos de investimentos, isto é, para lembrar a todos que todo o tipo de investimento existe risco.
O que são risco? São situações de determinado conjunto de ações, vários resultados são possíveis e as probabilidades de cada um acontecer são conhecidas. Quando tais probabilidades são desconhecidas, a situação denomina-se incerteza, ou seja, são as possibilidades de perder ou ganhar dinheiro. O juros ou lucro são explicados como recompensas recebidas pelo investidor por assumir determinados risco de incerteza econômica. Em todo o tipo de investimento o risco vai está presente em maior ou menor grau, não há como evitá-lo.
Aqui vou enumerar os principais tipos de riscos:
1)Risco de Mercado: decorre das flutuações dos preços e taxas de juros dos ativos que compõem a posição/portfólio, ou seja das oscilações de bolsas de valores, mercados de taxas de juros e mercado de câmbio dentro e fora do país que trazem reflexos nos preços dos ativos. Também se enquadram nesta categoria os riscos cambial, País e sistêmico.
O risco de Mercado é medido pelo descolamento em relação a um benchmark (referencial).
2)Risco de Crédito: decorre de uma obrigação de resgate / liquidação, que não seja honrada pela respectiva contraparte ( a empresa emitente, ou o Banco ) - quando ocorre um default, ou seja, são possíveis perdas para o credor quando as contrapartes (empresa emitente ou banco) não desejam ou não são capazes de cumprir suas obrigações contratuais.
No caso de captações pelas Instituições Financeiras ( CDB, RDB, LC, LH, LI, Poupança, Depósitos à vista), há o FGC - Fundo Garantidor de Crédito, que cobre até R$ 60.000,00 por CPF ou CNPJ
3)Risco de Liquidez: decorre da facilidade / dificuldade com que pode converter um ativo em dinheiro vivo, pelo valor de mercado a qualquer momento, antes do seu vencimento.Dizemos que um ativo apresenta risco de liquidez quando ele não pode ser realizado ou negociado pelo preço desejado, o que ocasionará redução de seu valor monetário e consequente redução de rentabilidade.
Ex:são investimentos com liquidez garantida: fundos de investimento, poupança, títulos públicos, CDB-DI.
não tem liquidez antes do vencimento ou carência: fundos de capital garantido, títulos de capitalização, previdência, RDB.
dependem de achar um comprador: ações no mercado à vista, debêntures, imóveis, CDB, L.C., L.H.
Dica: Ao aplicar seu dinheiro, investigue quais são os riscos aos quais seu investimento está sujeito.
Fontes: www.bradesco.com.br

http://financenter.terra.com.br/Index.cfm/Fuseaction/secao/Id_Secao/1501

Novíssimo Dicionário de Economia- Paulo Sandroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário