Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Educação Financeira


Muitas vezes sobra um pouquinho de dinheiro ou até mesmo sobra crédito no cartão de crédito, daí pensamos vou comprar um relógio que está em uma promoção na loja X apesar de já ter um relógio.Pense por menor que seja esse valor hojé, se você tiver disciplina, ao longo do tempo, poderá se tornar um capital razoável, que contribuirá na realização de um sonho maior.
Adquira mentalidade positiva de poupança, comece a poupar logo, mesmo que seja pouco. Economizar é como fazer ginástica, no início é difícil, depois que percemos o seu benefício, se torna um prazer.
Além de poupar, temos que saber investir. Para isso, é necessário entender um pouco sobre alguns conceitos de finanças.
Pois, assim, podemos praticar a educação financeira, importante nas tomadas de decisão.
Você já ouviu falar em:
"Valor do dinheiro no tempo" e "Custo do dinheiro"?
Valor de juros representa a remuneração pela utilização de capitais de terceiros, pode ser, também, a remuneração do capital aplicado nos bancos. O valor dos juros serve para compensar o valor do dinheiro no tempo.Em outras palavras, a taxa de juros é a base da remuneração pelo uso do dinheiro. A taxa de juros também é chamada de "custo do dinheiro".




No Brasil, o conceito de juros praticado é de juros compostos, isto é, além de remunerar o capital aplicado, também se remuneram os valores de juros obtidos nos períodos anteriores.
O juros compostos é maior do que o juros simples, na medida em que o juros composto é calculado sobre um montante cada vez maior, seu resultado será sempre maior do que o juros simples.
Não podemos esquecer que o valor de juros pode ser "corroído" pelo efeito da inflação. Ao considerar o rendimento de seu capital investido, lembre-se de desconsiderar a inflaçãodo mesmo período.
No Brasil, já tivemos no passado altíssimos índices de inflação. A inflação é definida como um processo no qual ocorre uma alta generalizada nos preços dos bens e serviços medida num determinado período de tempo.
*Para muitos, o ato de guardar dinheiro tornou-se uma atitude esquecida, deixado de lado por uma herança dos tempos de inflação que nosso país viveu época em que não valia a pena guardar dinheiro.
*Hoje o cenário observado é outro os índices de inflação estão bem menores. Isso nos leva a refletir sobre nossa capacidade de poupar e obter até mesmo rendimento real (taxa de juros desconsiderando a inflação).
Por que devemos poupar?Certamente para atingir um objetivo.Na compra de uma casa, carro ou outros bens de consumo duráveis. Perceba como é fácil trocar consumo de superflúos por investimento e fazer a taxa de juros trabalhar a seu favor.


Fonte: http://www.bradesco.com.br/
Novíssimo Dicionário de Economia- Paulo Sandroni




Nenhum comentário:

Postar um comentário